Demo Blog

Olodum, 30 anos de Samba Reggae e Cidadania

by Iaiá Queen° on Nov.22, 2009, under

Em 1979, um grupo de moradores do Pelourinho, resolveu organizar o carnaval na área do Maciel-Pelourinho, a fim de que todos pudessem participar de forma organizada na festa.A iniciativa foi positiva e no dia 25 de abril de 1979, o BLOCO AFRO OLODUM foi fundado. Inicialmente a idéia era de ser uma opção de lazer dos moradores locais, mas a responsabilidade social foi mais forte e a vontade de querer fazer mais contribuiu para a criação do Grupo Cultural Olodum.


O Olodum é uma Organização Não Governamental (ONG) pertencente ao movimento negro brasileiro e é uma das instituições mais respeitadas no que diz respeito a batalha contra o racismo e igualdade social.Além do bloco afro, dos projetos sociais, aulas de cidadania e das lutas para ocupar o tempo ocioso dos jovens, foi graças ao Olodum que o teatro Villa Velha foi restaurado e hoje abriga o Bando de Teatro Olodum e também é o responsável pela inserção do Capítulo do Negro, na Constituição do Estado da Bahia – Capítulo XXIII, Artigos 286 a 290.



O Olodum também influenciou a criação de vários grupos com os mesmos objetivos, como o Afro-Reggae (RJ); Projeto Arte no Dique em Santos (SP), Grupo Unidos do Quilombo (SE), Projeto Sons de Cidadania (DF). E em Salvador, destacam-se Bagunçaco, Pracatum, Projeto Axé e Instituto Ara Ketu.



Em 2009, o Olodum completa 30 anos de história, com muitas lutas, muita música e uma contribuição de um valor incalculável para a cultura brasileira.
0 Comente Aqui! more...

0 Comente Aqui!

Looking for something?

Use the form below to search the site:

Still not finding what you're looking for? Drop a comment on a post or contact us so we can take care of it!