Demo Blog

Hip Hop na Onça - 7ª Edição

by Diego 157 on Nov.22, 2009, under

Carregando Pedras e Construindo o Castelo

“Sussuarana recebe a sétima edição do Hip Hop na Onça”

Nos dias 31 de julho, 01 e 07 de agosto, acontece em Sussuarana Velha a sétima edição do “Hip Hop na Onça”, evento idealizado e produzido desde 2003 por jovens ativistas adeptos da cultura hip hop. Centrado no show de rap, tem como anfitrião o grupo local Os Agentes, integrante da articulação comunitária GJNPP - Grupo Juventude Negra Pela Paz - que assumiu a preparação e execução do evento desde 2008. Além do entretenimento, a ação tem como objetivo a formação crítica da juventude do bairro e da cidade. Nesse sentido, outras atividades complementam a mostra artística.



No sábado, primeiro dia, a abertura fica por conta do seminário “Mortes Casuais ou Plano de Extermínio?” que discutirá o processo acelerado de mortes violentas de jovens no estado. Para debater a questão foram convidados o deputado federal Luiz Alberto, o advogado Sérgio São Bernardo, o ex-secretário de estado e atual deputado Walmir Assunção, o professor Nelson Maca e Carla Akotirene, diretora do Fórum Nacional de Juventude Negra. Após o seminário, acontecerá uma edição especial do Sarau Bem Black no bairro, com a presença de poetas que freqüentam regularmente o sarau das quartas no Pelourinho, além do elenco do grupo Este Tal Recital, residente do Sarau Bem Legal que acontece mensalmente na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato. Além dos poetas convidados, o microfone será franqueado à platéia, para livre expressão poética.



Domingo, 01/08, é dia do esperado festival de hip hop “Carregando Pedras” que, neste ano, apresenta ao público 6 atrações musicais, numa diversidade pouco vista na cidade. Além de Os Agentes, que fundou o Hip Hop na Onça, Sussuarana Velha terá a oportunidade de receber os grupos soteropolitanos Opanijé, Otra Vidda, Versu2 e Tropa Sagaz (feminino). Completa a grade de atrações o Tríplice Aliança, de Aracaju, em sua segunda apresentação em Salvador. Tudo acontece de graça e ao ar livre no Final de Linha do bairro. E, para contemplar os amantes da multiplicidade original do hip hop, haverá um painel em branco para a livre expressão de grafiteiros além de uma roda de break.



O projeto será finalizado no sábado, 07/08, com o “Baile de Black”, momento de descontração, comemoração e articulação da rede hip hop local. Intitulado “Construindo o Castelo”, é o momento de os DJs entrarem e ação, para balançar todos que aderiram e ao Hip Hop na Onça. Para tal tarefa foram convocados dois DJs da Bahia: Joe (Baile da Blackitude), Joca (Os agentes); o sergipano JB (Tríplice Aliança) e o paulista Rodrigo (grupo Inquérito). A festa acontece no Bar do Roberto também no Final de Linha da Sussuarana Velha.

Segundo JASF, músico d’Os agentes e um dos fundadores do Hip Hop na Onça, “a edição deste ano é especial por estender ainda mais o evento para além do show musical, trazendo discussões políticas e ampliando a rede de parceiros”. Outro ponto positivo destacado pelo rapper e produtor é “a possibilidade de tornar o evento nacional, pois sua sétima edição conta com participantes de três estados: Bahia, São Paulo e Sergipe. Isso, de forma geral, aproxima mais a Bahia da unidade nacional, fortalecendo a cena local”.

O “Hip Hop na Onça” mantém a postura e identidade que determinaram seu nascimento: praticar uma arte que aproxime a diversão e o ativismo político-social. Em 2010, quando o hip hop cada vez mais é seduzido pela indústria cultural, esse evento finca mais fundo suas raízes na comunidade, sem deixar, logicamente, de praticar sua beleza. Exemplo fundamental é sua aproximação concreta com o Fórum Nacional de Juventude Negra na denúncia do processo ascendente de extermínio que sofre a juventude negra baiana e brasileira. Uma polêmica profunda e urgente; e também do interesse dos que se expressam através da Arte.

FICHA

EVENTO: “7º HIP HOP NA ONÇA”

1. SEMINÁRIO; “MORTES CASUAIS OU PLANO DE EXTERMÍNIO?”

Participantes: Carla Akotirene (FNJN), Deputado Luiz Alberto, Nelson Maca (Blackitude-UCSal), Deputado Walmir Assunção, Sérgio são Bernardo (Advogado)

End.: CENPAH- Rua Albino Fernandes – Novo Horizonte

Dia: 31 de julho de 2010 às 14h00min

2. SARAU BEM BLACK

Com: Poetas do Sarau Bem Black e do Sarau Bem Legal (infantil)

*Microfone aberto aos poetas da platéia

End.: CENPAH- Rua Albino Fernandes – Novo Horizonte

Dia: 31 de julho de 2010 às 18h00min

3. FESTIVAL DE HIP HOP “CARREGANDO PEDRAS”

Participantes: Os Agentes (BA), Opanijé (BA), Otra Vidda (BA), Tríplice aliança (SE), Tropa Sagaz (BA), Versu2 (BA)

End.: Fim de linha de Sussuaana Velha

Dia: 01 de agosto de 2010 às 14h00min

4. BAILE DE BLACK “CONSTRUINDO O CASTELO”

Com DJs: Joca (Os Agentes - BA), JB (Tríplice Aliança - SE), Joe (Blackitude-Ba), Rodrigo (Inquérito - SP)

End.: Fim de linha de Sussuarana Velha

Dia: 07 de agosto de 2010 às 22h00min

Preço: R$5,00 (individual) – R$7,00 (casadinha)
0 Comente Aqui! more...

0 Comente Aqui!

Looking for something?

Use the form below to search the site:

Still not finding what you're looking for? Drop a comment on a post or contact us so we can take care of it!