Demo Blog

Bankoma 11 anos de história

by Iaiá Queen° on Nov.22, 2009, under


Considerado um dos mais importantes blocos afros da Bahia, o Bankoma, fundado e sediado em Portão, no município de Lauro de Freitas, abrirá temporada de ensaios no Pelourinho, em setembro, para celebrar 11 anos de trajetória. Criado em 2000 a partir dos projetos sociais desenvolvidos pelo cultuado e respeitado Terreiro São Jorge Filho da Goméia, o bloco, cujo nome de origem banto significa ‘povo em festa’, agitará a Praça Tereza Batista a cada quinze dias entre setembro e novembro.
O conceito de mostrar o trabalho das comunidades de matrizes africanas, que alia aos ritmos tradicionais a linguagem afro-pop, faz parte da história do grupo. O Bankoma surgiu no Terreiro São Jorge Filho da Goméia através das oficinas artísticas, lúdicas e pedagógicas e já se apresentou com o cantor internacional Gil do Carmo, na Europa, no Palácio de São Jorge, famoso monumento histórico de Lisboa (Portugal).

O grupo estreou no Carnaval de Salvador, em 2000, após participação na Micareta de Portão. O sucesso absoluto de público assegurou a continuidade de suas ações que sempre foram reforçadas pelas oficinas e atividades de capacitação desenvolvidas na Associação São Jorge Filho da Goméia.

O Bankoma já esteve no Pelourinho para várias apresentações, mas é a primeira vez que fará seis shows durante três meses consecutivos na Praça Tereza Batista. No palco, o grupo pretende resgatar músicas que fizeram história em seus onze carnavais, ou seja, um repertório muito parecido com o que costuma levar para a avenida nos dias de folia.

ENSAIOS DO BANKOMA

ONDE: Praça Tereza Batista (Pelourinho)
QUANDO: DIAS: 15/09; 29/09 ; 13/10; 27/10; 10/11; 24/11
QUANTO: 15/09 e 29/09 - GRATUITO
13/10; 27/10; 10/11; 24/11 - Preço Promocional (R$ 10,00)
Contato: (71) 3369-2085

0 Comente Aqui! more...

0 Comente Aqui!

Looking for something?

Use the form below to search the site:

Still not finding what you're looking for? Drop a comment on a post or contact us so we can take care of it!