Demo Blog

IGHB PROMOVE CURSO DE HISTÓRIA DA BAHIA

by Iaiá Queen° on Nov.22, 2009, under




28 de novembro a 9 de dezembro, das 16h às 18h






INSTITUTO GEOGRÁFICO E HISTÓRICO DA BAHIA




INSCRIÇÃO PELO E-MAIL: CURSO@IGHB.ORG.BR
DOE 1 (UMA) LATA DE LEITE EM PÓ (até o dia 5 de dezembro)
MAIS INFORMAÇÕES NO SITE:
WWW.IGHB.ORG.BR


Instrutora: Antonietta D´Aguiar Nunes
Historiógrafa do Arquivo Público do Estado da Bahia por 30 anos
Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia




História da Bahia aplicada ao turismo




O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia oferece um Curso de História da Bahia aplicada ao Turismo ministrado pela profa. Antonietta de Aguiar Nunes.
A aula sobre a linguagem dos indígenas será dada pela profª Consuelo Pondé de Sena.
Público alvo: Guias de Turismo, estudantes de História e de Turismo e demais interessados.




Programa-Carga horária: 20 horas



1 – Pré História Brasileira e baiana. Indígenas que aqui viviam. Descobrimento do Brasil na Bahia, escambo do pau brasil; expedições exploradoras e guarda-costeiras.
2 – Falares do grupo lingüístico tupi-guarani (Profª Consuelo Ponde de Sena)
3 - Capitanias hereditárias baianas em todo o sec. XVI: Todos os Santos, Ilhéus, Porto Seguro, Itaparica e Tamarandiva, Paraguaçu e Sergipe d´El rei. Governo Geral. Fundação de Salvador. Criação do bispado do Brasil. Aldeamentos indígenas.
4 - Primeiros engenhos. Defesa da Bahia no sec. XVI. Administração municipal. O século XVII baiano. Açúcar como principal gênero no Recôncavo. A expansão pecuária: casas da Torre e da Ponte. Ocupação holandesa em Salvador. Defesa da Bahia no sec. XVII. Criação do Arcebispado.
5 - O sec. XVIII baiano. Ouro em Rio de Contas e Jacobina. Novo plano de fortificação da cidade (João Massé, 1714). Sínodo diocesano, novas freguesias, Padroado. Igrejas e solares do período barroco baiano.
6 - Anseios de liberdade: a revolução dos alfaiates ou dos búzios. Rebeliões escravas da 1ª metade do sec. XIX. Rebeliões constitucionalistas. Luta pela independência na Bahia.
7 - A província da Bahia na primeira metade do sec. XIX. Revolução dos Malês. Sabinada. Criação do Liceu Provincial e da Escola Normal. Fontes Públicas. Seminário diocesano. Reformas de igrejas para o estilo neoclássico
8 - A província da Bahia na segunda metade do sec. XIX. Cholera Morbus. Novos melhoramentos urbanos: chafarizes, iluminação a gás, estradas, elevador da Conceição. Movimentos Abolicionista e Republicano.
9 - A Bahia republicana. Separação da Igreja e Estado. O episódio de Canudos. Advento da prosperidade cacaueira. Desenvolvimento de indústrias e movimentos grevistas. Bombardeio de Salvador e sua remodelação. A “involução” baiana.
10 – A revolução de 1930 e a chamada Era Vargas. Isaias Alves e sua atuação na Bahia. A Redemocratização de 1946, constituição estadual, governo Otávio Mangabeira e a atuação de Anísio Teixeira. Desenvolvimento baiano: CPE, descoberta e exploração do Petróleo, Centro industrial de Aratu, Pólo Petroquímico de Camaçari.
0 Comente Aqui! more...

0 Comente Aqui!

Looking for something?

Use the form below to search the site:

Still not finding what you're looking for? Drop a comment on a post or contact us so we can take care of it!