Demo Blog

Festa GuettoStar traz Emicida à Salvador

by Diego 157 on Nov.22, 2009, under

Famoso Mc paulista Emicida faz show em Salvador com os grupos Versu2, Nova Saga, Dj Bandido, Mc Fall e Dj Nyack (SP), dia 18 de setembro, às 19h, na Praça Tereza Batista, no Pelourinho.

Salvador se prepara para receber um dos maiores Mc’s da atualidade, abrindo espaço para a estréia da festa GuettoStar. O artista Emicida chega à cidade pela primeira vez, trazendo na bagagem vários prêmios, muitas músicas de sucesso e três indicações ao VMB – Video Music Brasil – 2009, uma das maiores premiações de música do país promovida pela MTV, onde concorre nas categorias Aposta MTV, Rap e Vídeo Clip do Ano. Além dele, se apresentam os grupos Versu2, Nova Saga, Dj Bandido, Mc Fall e Dj Nyack (SP), dia 18 de setembro, das 19h às 23h na Praça Tereza Batista, no Pelourinho. Os ingressos custam R$10.

Dj Bandido abre a noite tocando sucessos, novidades e raridades do Hip-Hop, em paralelo às intervenções de Mc Fall fazendo freestyle e músicas próprias. Em seguida o grupo de jovens rapper’s da Nova Saga entra em cena, apresentando ao público rimas e letras de cunho social. Palavras sobre “Acessibilidade e Liberdade” serão expressas pelo escritor Ednilson Sacramento, em momento de discurso da festa. A Versu2 chega com seu estilo inovador de fazer Rap, misturando tendências instrumentais das mais variadas, onde a valorização da cultura e ritmo locais são favorecidos, apropriando-se de melodias da axé music em união à letras que falam de aspectos da realidade cotidiana. Eles se apresentam com vários convidados, como Carla Lis (Banda Didá), Kamaphew Tawá, Robson Véio e Finho (Lumpen), o grupo de rap Otra Vidda e os Mc´s Daganja, Fall, Lord e Representativo. Depois da Versu2, Dj Nyack prepara o público para receber a atração principal da noite, apresentando um set com as músicas mais pedidas nas pistas de São Paulo. Emicida encerra a festa trazendo músicas de sua mixtape e outras inéditas ao público baiano. Durante todo o evento a arte do Graffiti estará presente por conta dos artistas Finho, Core, Mezik e Baga. Pinturas em tela e customização de peças em tecido e outros acessórios serão desenvolvidos ao vivo e em simultâneo às apresentações. Também serão vendidos materiais independentes e alimentos da culinária Vegan.

Emicida

Enquanto Minha Imaginação Compor Insanidades Domino a Arte sintetiza bem a intenção do artista. As siglas que compõem seu nome artístico representam o que é expresso em suas letras. Atualmente um dos mais conceituados Mc’s do Brasil, Emicida nasceu na zona norte de São Paulo, e desde que começou sua carreira marca presença em batalhas de Mc’s nas ruas de SP, na liga dos Mc’s - maior torneio de rimas improvisadas do Brasil - e já passou por pódios dos principais torneios de freestyle (rima de improviso) do país. Seus shows estão sempre lotados, refletindo seu progresso diante do cenário musical, sobretudo das novas mídias tais como Youtube e Orkut, onde consagraram sua carreira e o fez obter marcas nunca antes alcançadas por um artista de seu segmento. Com aproximadamente um milhão e quinhentas mil exibições no Youtube, mais de 130 mil acessos em sua página no site Myspace - 100 mil logo após o lançamento de “Triunfo”, seu primeiro single – contribuíram para o reconhecimento do que ele propõe como objetivo na música, que é disseminar suas letras e idéias através do Hip Hop, levando-o também a três indicações no VMB 2009 – Video Music Brasil - da MTV, pelas categorias Aposta MTV, Rap e Vídeo Clip do Ano.

O site de relacionamentos Orkut tem diversas comunidades dedicadas aos seus trabalhos, onde possuem tópicos frequentemente visitados por fãs, que opinam e participam do crescimento de sua história. Ele participou de vários programas de televisão, dentre eles o humorístico Casseta e Planeta Urgente da Rede Globo, em 2007, onde fez intervenções rimadas entre um quadro e outro. Já dividiu o palco com artistas como Cidade Negra, Gabriel O Pensador, Cajú e Castanha, MV Bill, DJ Kl Jay (Racionais Mc’s), DJ Primo (Rappin Hood), BNegão, Mister Catra, Thaíde, Mc Marechal e com bandas como O Rappa, Banda Black Rio, Projeto Nave, Mão de Oito, entre outras. Em 2008 foi um dos 40 artistas selecionados para a Primeira Mostra Paulista de Bandas Emergentes, se apresentando na edição de Piracicaba, onde foi aclamado pelo público e foi considerado o melhor show de todo o evento, sendo convidado pelas outras bandas para se apresentar no dia seguinte, no meio de seus shows.

Fez apresentações em grandes espaços como o Sesc Santo Amaro, Clash Club, Galeria Olido, Itaú Cultural, Rinha dos Mc’s, Festival Beneficente do Jardim Jangadeiro, Teatro Odisséia (RJ), Casa do Hip Hop em Diadema, Espaço Rio Scenarium (Red Bull Music Academy Info Sessions), Casa Rosa, Galeria Severo 172, Club Six, Fundição Progresso, Cervejaria Melt (Festival Humaitá pra Peixe) Hole Club, Ceu Alvarenga, O Germinal, Espaço Spazio (PB), Sitio São João (PB), Festival Rap e Repente em Campina Grande (PB), Festival Beneficente do Recanto Verde, Canal Wohoo! (Telefonica), Sinergia para Vencer (Mc Donalds e Hotel Bourbon - Atibaia), Zoeira Hip Hop, Rua SP (PMSP), Flight (São José dos Campos), Torneio de Street Ball de Guarulhos, Clube do Hip Hop (Usina Paulistana de Artes), El Mago (PR), Gê Powers (RS) e muitos outros. Como resultado de materiais produzidos durante quase uma década de rimas e improvisos, gravou sua primeira mix tape durante o primeiro trimestre de 2009, intitulada “Pra quem já mordeu um cachorro por comida, até que eu cheguei longe...”. Composta por 25 faixas, ela conta com diversas parcerias como o Dj Nyack e Mc Marechal, e já vendeu mais de 3.000 cópias de forma independente.

Versu2

Desde que os Mc’s Coscarque e Blequimobiu formaram o grupo de rap Versu2, em 2008, novas tendências do estilo foram agregadas ao já conhecido formato do estilo musical. Os samples baseados em música americana se viram inovados com o ritmo e suingue baiano. Suas letras e rimas ganharam um toque a mais com instrumentais de músicas de axé, onde falam da contradição e dualidade humana junto a sons como os da cantora Ivete Sangalo. A partir de então, foram destaque em vários eventos, e com o lançamento dos dois singles pela internet, "Na caminhada" e "Pra fazer o que gosta", o grupo se tornou popular entre os seguidores do movimento Hip Hop. Com a música "Pra fazer o que gosta", eles disputaram a final do VI Festival de Música da Educadora FM, até então fato inédito entre os grupos de rap.

Participaram de importantes eventos, como o Festival de Verão 2009, agitando a Tenda Eletrônica da Skol com Dj Big T; Boom Bahia Music Festival, na Praça Tereza Batista, no Pelourinho; Projeto Remix-se e Blackitude + Zumbi, ambos no Goethe Institute (ICBA) em 2008; Estopim Festival, Fora de Órbita Rap e Jump-Up em 2008 na Boate Boomerang, no Rio Vermelho; Subsolo, na Casa Arte Bahia no Pelourinho e Projeto Equilíbrio Musical no Cine Teatro Plataforma em 2008. No início do mês passado eles pegaram a estrada, passando por Vitória da Conquista, Ilhéus e chegando à Salvador com a “Tour Um Só Caminho...”, trazendo ao Estado ninguém menos que o Mc Marechal, conhecido nacionalmente como dos principais expoentes do estilo no país. Atualmente eles trabalham na produção do seu primeiro disco, intitulado “Arte da cegueira vs. A crise do silêncio”, com previsão de lançamento para novembro deste ano.

Nova Saga

Representante da nova geração do Hip Hop, o grupo Nova Saga é composto por 05 jovens, com idades entre 11 e 18 anos. Os integrantes Mc Buguello, 18, Mc Rafael, 16, Mc Beri, 16, DJ Akanny, 18 e o mais jovem, Mc Makonnen Tafari, 11, responsável por compor, em 2007, o primeiro rap para o grupo, “Realidade do Gueto”, têm como objetivo traçar um caminho em que valorizam suas raízes, mostrando a própria história e a realidade do lugar onde vivem. “Nova Saga quer dizer nova era, nova história, novo momento, esperança, transformação”, definem. Com a idéia de somar para fazer a diferença, a banda interage com outros grupos de Hip Hop em seus shows.

Apesar da pouca idade dos componentes do grupo, eles já têm uma trajetória de gente grande no universo do improviso. A Praça Tereza Batista e a Praça das Artes, no Pelourinho, são palcos constantes de suas apresentações, mas sua principal atuação foi durante o carnaval de Salvador. Eles participaram dos trios do Reggae e Sou do Pelô, levando o Hip Hop ao circuito da festa e democratizando um estilo que já é democrático em todo o seu contexto, desde as letras às batidas e instrumentais. Na Semana da Consciência Negra, em 20 de novembro, eles seguiram em um trio homenagem do Campo Grande à Praça da Sé, intercalando rimas com as músicas dos demais artistas presentes no evento. Fora do Estado já se apresentaram em Brasília, durante apresentação do IV desfile de moda Africana e em Belém do Pará, no Tributo a Bob Marley na Praça da República. Agora estão em fase de preparação para o lançamento do primeiro álbum, “Tempo para Viver”, que sai ainda em outubro deste ano.

Dj Bandido

Dj Bandido, artista intuitivo, de formação popular, reconhecido pela diversidade evidente que pode ser mais bem traduzida na concepção do seu repertorio que tem um discurso eclético e inovador, além de criativo e variado que viaja do soul, funk, reggae, ragga, bossa nova, dub, drum and bass, hip hop ao samba rock. Raimundo Nonato Lima Barbosa, ou simplesmente “Bandido” como o chamou KL Jay, pela sua facilidade em aprender manobras, truques e performances realizadas com os discos. O artista logrou conquistar seu público por meio de uma arte simples e sem rebuscamento, confiado em que, para o "espetáculo", só eram necessário o Artista e seu Público. “Prefiro canções de feição mais espontânea, com ênfase no samba rock, hip hop, etc”, afirma o Dj.

Teve a oportunidade de participar em apresentações de artistas como o David Moraes, Diamba, Radiola, onde participou da gravação do cd da banda, BNegão, Nikima, Super Fly, Cortejo Afro, Dj Hum, Paquito, Dj Dolores, Simone Sampaio, Margareth Menezes no Festival da Paz, Bailão Black, no Red Bull Hip Hop Rua – RS, onde duelou com o Dj Anderson um dos mais respeitados de Porto Alegre, Skol Bau Elétrico, onde participou de todas as etapas do projeto, Skol Tropical Beats e Skol Bau Elétrico com o Diamba, Tim Perc Pan 2005, discotecou no Zanzibar, Pega, Casarão Santa Luzia, Miss Modelar, Casa da Dinha, Boomerangue, Zauber, entre outros.
A GuettoStar é uma realização dos selos independentes Positivoz e Laboratório Fantasma, e da Associação Cultural Aspiral do Reggae, com apoio do Pelourinho Cultural, Álvaro Tattoo, Evolução Hip Hop, CMA Hip Hop, Rango Vegan e Santa Fé.



Serviço

Guetto Star arte.diversão.rua.conceito
Data: 18 de setembro
Onde: Praça Tereza Batista, no Pelourinho
Horário: Das 19h às 23h
Quanto: R$10
Atrações: Mc Emicida,Versu2, Nova Saga, Dj Bandido, Mc Fall e Dj Nyack (SP).




Sugestões de fontes:

Mc Emicida - 11 89228879
www.myspace.com/emicida

Rangell “Blequimobiu” Santana (Versu2) - 71 88770274
www.myspace.com/versu2


Jussara Santana (Nova Saga – Produção) – 71 87764388 / 32416210
www.myspace.com/novasaga


Dj Bandido - 71 88449196 / 33461427
www.myspace.com/djbandidocomdendebeat


Mc Fall – 87568621
www.myspace.com/fallanormal

0 Comente Aqui! more...

0 Comente Aqui!

Looking for something?

Use the form below to search the site:

Still not finding what you're looking for? Drop a comment on a post or contact us so we can take care of it!