Demo Blog

Blackitude 40°

by Diego 157 on Nov.22, 2009, under


Grafiteiros, dançarinos de break, poetas, rappers, dj’s e ativistas integram a Blackitude: Vozes Negras da Bahia, coletivo artístico que tem como principal objetivo intervir crítica e criativamente na cidade. O grupo, que completa dez anos de atuação em novembro próximo, volta à cena no evento BlacKitude: 40º, que acontece no dia 07/02 (sábado). A noite engloba manifestações das artes plásticas, poesia, dança e música negra. A programação começa às 19h, com a participação dos 4 elementos do hip hop, simultaneamente, e de poetas da negritude.

As apresentações de Rap serão abertas pelo DJ Bandido que tem a tarefa de elevar a temperatura dos presentes aos 40º anunciados no título do evento. Após a performance do DJ, assume a responsabilidade do clima os grupos Afrogueto, Daganja, RBF (Rapaziada da Baixa Fria) e Opanijé. Com estilo próprio, eles representam alguns dos caminhos que o rap tem trilhado ao ganhar sotaque soteropolitano.

Paralelamente aos shows, os grafiteiros estarão pintando os painéis que farão parte do cenário. Os responsáveis pela execução das obras são Bigod, Lee27, Neuro e Tito Lama. Todos demonstram, ao vivo, sua destreza com as latas de spray. O BlacKitude 40º contará também com a presença dos dançarinos Ananias e Thina, acompanhados do grupo de Independente de Rua, que transfere sua tradicional roda de break da Praça da Sé para a Praça Tereza Batista.
Além das imagens, movimentos e ritmos do hip hop soteropolitano, o público poderá conferir a apresentação dos Poetas da Blackitude. Já tradicional nos eventos do coletivo, a poesia da chamada literatura negra volta ao palco, dando uma mostra vigorosa da oralidade local.

O Blackitude 40º é idealizado e produzido pelo coletivo Blackitude – Vozes Negras da Bahia em parceria com o Programa Pelourinho Cultural, do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), uma autarquia da Secretaria de Cultura da Bahia. “É importante voltarmos ao Pelourinho, mais uma vez, entrando pela porta da frente, para uma noite que, mais que um simples show, pretende ser uma confraternização de Irmãos que, através das estéticas da cultura hip hop, participam da grande causa negra. De nosso modo, fazemos nossa festa, porém sem apagar nem ocultar as mazelas de um passado que se estendem e ainda determinam os dias atuais”, explica Nelson Maca, do coletivo Blackitude, que coordena o evento.

Os juventude soteropolitana e a população de forma geral têm mais uma oportunidade de diversão e, ao mesmo tempo, de fortalecimento dos seus laços identitários. Blackitude 40º é um desdobramento das atividades que o coletivo vem desenvolvendo na cidade, sem perder o vigor do discurso e ação etnopolítica. “Sem esquecer sua potencialidade estética, o coletivo compreende e pratica a arte também como forma de luta contra a discriminação e o racismo que vitimam o povo africano onde quer que ele se encontre”, observa Nelson Maca.

Contatos: Nelson Maca – 3326.4620 / 9176.5755

0 Comente Aqui! more...

0 Comente Aqui!

Looking for something?

Use the form below to search the site:

Still not finding what you're looking for? Drop a comment on a post or contact us so we can take care of it!