Demo Blog

Blackitude 40°

by Diego 157 on Nov.22, 2009, under


Grafiteiros, dançarinos de break, poetas, rappers, dj’s e ativistas integram a Blackitude: Vozes Negras da Bahia, coletivo artístico que tem como principal objetivo intervir crítica e criativamente na cidade. O grupo, que completa dez anos de atuação em novembro próximo, volta à cena no evento BlacKitude: 40º, que acontece no dia 07/02 (sábado). A noite engloba manifestações das artes plásticas, poesia, dança e música negra. A programação começa às 19h, com a participação dos 4 elementos do hip hop, simultaneamente, e de poetas da negritude.

As apresentações de Rap serão abertas pelo DJ Bandido que tem a tarefa de elevar a temperatura dos presentes aos 40º anunciados no título do evento. Após a performance do DJ, assume a responsabilidade do clima os grupos Afrogueto, Daganja, RBF (Rapaziada da Baixa Fria) e Opanijé. Com estilo próprio, eles representam alguns dos caminhos que o rap tem trilhado ao ganhar sotaque soteropolitano.

Paralelamente aos shows, os grafiteiros estarão pintando os painéis que farão parte do cenário. Os responsáveis pela execução das obras são Bigod, Lee27, Neuro e Tito Lama. Todos demonstram, ao vivo, sua destreza com as latas de spray. O BlacKitude 40º contará também com a presença dos dançarinos Ananias e Thina, acompanhados do grupo de Independente de Rua, que transfere sua tradicional roda de break da Praça da Sé para a Praça Tereza Batista.
Além das imagens, movimentos e ritmos do hip hop soteropolitano, o público poderá conferir a apresentação dos Poetas da Blackitude. Já tradicional nos eventos do coletivo, a poesia da chamada literatura negra volta ao palco, dando uma mostra vigorosa da oralidade local.

O Blackitude 40º é idealizado e produzido pelo coletivo Blackitude – Vozes Negras da Bahia em parceria com o Programa Pelourinho Cultural, do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), uma autarquia da Secretaria de Cultura da Bahia. “É importante voltarmos ao Pelourinho, mais uma vez, entrando pela porta da frente, para uma noite que, mais que um simples show, pretende ser uma confraternização de Irmãos que, através das estéticas da cultura hip hop, participam da grande causa negra. De nosso modo, fazemos nossa festa, porém sem apagar nem ocultar as mazelas de um passado que se estendem e ainda determinam os dias atuais”, explica Nelson Maca, do coletivo Blackitude, que coordena o evento.

Os juventude soteropolitana e a população de forma geral têm mais uma oportunidade de diversão e, ao mesmo tempo, de fortalecimento dos seus laços identitários. Blackitude 40º é um desdobramento das atividades que o coletivo vem desenvolvendo na cidade, sem perder o vigor do discurso e ação etnopolítica. “Sem esquecer sua potencialidade estética, o coletivo compreende e pratica a arte também como forma de luta contra a discriminação e o racismo que vitimam o povo africano onde quer que ele se encontre”, observa Nelson Maca.

Contatos: Nelson Maca – 3326.4620 / 9176.5755

0 Comente Aqui! more...

DIA 30 DE JANEIRO

by Iaiá Queen° on Nov.22, 2009, under

Apesar de ser o dia da saudade, o dia 30 de janeiro é o aniversário do triunfo de Hitler, dia em que ele se tornou chanceler ( chefe de justiça de uma ordem militar) da Alemanha pelo Partido Nacional Socialista, também conhecido como Partido Nazista, em 1933.
As suas teses racistas e anti-semitas e os seus objectivos para a Alemanha ficaram patentes no seu livro de 1924, Mein Kampf (Minha luta). Documentos apresentados durante o Julgamento de Nuremberg indicam que, no período em que Adolf Hitler esteve no poder, grupos minoritários considerados indesejados - tais como Testemunhas de Jeová, eslavos, poloneses, ciganos, negros, homossexuais, deficientes físicos e mentais e judeus - foram perseguidos no que se convencionou chamar de Holocausto. Os documentos reunidos indicam ainda que, enquanto a maior parte das vítimas foi submetida à Solução Final, outros foram usados em experimentos médicos.
As vezes eu me pergunto como tal criatura pôde ser tão safo, como ele sobreviveu a 42 atentados a sua vida e morrendo assim por vontade própria (suicídio), sem falar nas milhões de vidas massacradas por ele . Talvez fosse a “providência” a favor a seu favor, como ele teria declarado...

Enfim... há muitos DEMÔNIOS DA ALAMANHA (apelido dado a Hitler) hoje em dia, e com formas diversificadas de ações contra religiosos, deficientes, negros e homossexuais, é possível combatê-los com organização e inteligência, então soldados... ARMAS EM PUNHO!
1 Comente Aqui! more...

Dica de Filme: O Gângster (American Gangster).

by Diego 157 on Nov.22, 2009, under


A história do gângster Frank Lucas tinha tudo para dar um filme. Nascido em uma família negra e pobre, na Carolina do Norte, em 1930, ele foi ganhar a vida em Nova York, tornando-se um dos maiores traficantes de heroína do país, no início dos anos 1970.

Acumulou uma fortuna estimada em 250 milhões de dólares, foi amigo de celebridades, como o boxeador Joe Lewis, casou com Miss Porto Rico 1970 e viveu para contar sua história - apesar de ter concorrido com nada menos do que toda a máfia italiana no cobiçado mercado de drogas nova-iorquino.

A espetacular trajetória do chefão virou reportagem do jornalista Mark Jacobson e serviu como base do roteiro de Steve Zaillian ("A Lista de Schindler"), que sustenta o filme de Ridley Scott, "O Gângster".

O filme teve duas indicações ao Oscar: melhor direção de arte e melhor atriz coadjuvante para Ruby Dee, a veterana atriz de 83 anos, que vive a mãe do protagonista, interpretado por Denzel Washington ("Dia de Treinamento").

Formado à sombra de um chefão do Harlem, Bumpy Johnson (Clarence Williams III), Frank abre seu caminho à sua maneira. Cria um esquema de tráfico de heroína diretamente da fonte de produção, o sudeste asiático, bem no momento em que a guerra do Vietnã estava no auge, no começo dos anos 1970.

Valendo-se de um contato familiar em Bangcoc, o militar norte-americano Nate (Roger Guenveur Smith), Frank cria um método incrivelmente engenhoso de importar a droga, introduzindo heroína de uma pureza sem paralelo no mercado nova-iorquino.

Nenhum viciado mais queria outra coisa. Todos os seus concorrentes vêem morrer seu negócio porque, além de pura, a mercadoria de Frank era barata.

Ninguém atrapalha Lucas, muito menos a polícia, que prefere receber suborno a perturbar sua atuação. Mesmo o agente de investigações especiais, detetive Trupo (Josh Brolin, de "No Vale das Sombras"), que o pressiona até no dia de seu casamento, não quer nada além de dinheiro.

MUNDOS PARALELOS

Até a máfia, através de um dos seus maiorais, Dominic Cattano (Armand Assante), vai procurá-lo para se associar e ampliar os pontos de distribuição. Mas o controle do suprimento na Ásia permanece sob controle de Frank.

O azar do chefão é que restou pelo menos um policial bem honesto na área, Richie Roberts (Russell Crowe, de "Um Bom Ano").

Ironizado por seus colegas depois que devolveu 1 milhão de dólares, encontrado no porta-malas de um carro, ele se credencia para chefiar uma força de elite encarregada justamente de desmontar as grandes redes do tráfico.

Ele reúne uma equipe nada convencional, tanto na aparência, como nas técnicas de investigação, e procura chegar à ponta da distribuição da heroína - que está causando mais mortes do que nunca, tanto pelo consumo como pelas disputas para controlar sua venda.

O filme de Ridley Scott é sobre esses dois mundos paralelos, de Frank e Richie. É um duelo à distância, que se constrói num universo completamente cínico, em que a esmagadora maioria dos policiais e mesmo tantos militares que lutam no Vietnã não têm nada de heróis.

A exceção é Richie que, para compensar a incrível honestidade em relação a dinheiro, tem uma vida familiar completamente desestruturada.

Embora seja também um personagem real, o policial Richie Roberts não foi mencionado na reportagem original de Mark Jacobson, que está saindo em livro no Brasil, na coletânea de artigos do jornalista, intitulada "O Gângster Americano".

(Por Neusa Barbosa, do Cineweb)
2 Comente Aqui! more...

Amy Winehouse - Love Is A Losing Game (Feat. Mos Def)

by Diego 157 on Nov.22, 2009, under

Dois Maus Elementos de primeira classe.

0 Comente Aqui! more...

Tempo de Mudança (Aori, Shawlin, Beição e Cia Ltda)

by Diego 157 on Nov.22, 2009, under


De rolê pelo meu velho Soul Seek encontrei este som e achei do caralho, vale a pena conferir, ainda pegando o gancho da fala infeliz do Ruy Castro o Tapechu larga no som um verso que cai como uma luva: "...não se meta a dar um passo maior do que você pode, quem não mede o próprio espaço se fode leva um sacode..."

Nada melhor que os próprios Mc´s do Rio pra dar uma resposta né não?

Baixe a música aqui

Rebele-se seja um Mau Elemento!
0 Comente Aqui! more...

Hip Hop faz mal a saúde?

by Diego 157 on Nov.22, 2009, under


Ruy Castro é um jornalista, tradutor e escritor brasileiro, reconhecido pela produção de biografias e reportagens extensas que vieram a se desenvolver na qualidade de livro-reportagem. A partir de suas obras, consagrou-se como um dos escritores brasileiros mais respeitados da atualidade.
Ou era respeitado né?

A secretária Municipal de Cultura da cidade do Rio de Janeiro Jandira Feghali anunciou um projeto para a criação de uma casa de Hip hop na Lapa, bairro Boêmio da cidade maravilhosa que é marcado pela presença marcante do samba e do chorinho. O JB ONLINE, convidou o jornalista para falar sobre este projeto e o mesmo comentou dizendo que:

- Uma casa de hip hop na Lapa equivale a implantar um McDonald’s na Albânia. Tenho fé em que a secretária Jandira, albanesa de coração, não levará adiante esse absurdo. Além disso, como médica, ela sabe que o hip hop faz mal à saúde.

http://jbonline.terra.com.br/nextra/2009/01/14/e140120077.asp

Meu caro Ruy, o Hip faz mal a saúde não é isso? Você esqueceu de ressaltar qie era a sua saúde e dos que "imaginam" o que o Hip Hop na verdade é, faz o seguinte marca uma consulta com um clínico geral e vai se cuidar e deixa que do Hip Hop nós que o vivemos e somos cuidamos.
2 Comente Aqui! more...

O Quadro e Marcelo D2 na Bienal da UNE

by Diego 157 on Nov.22, 2009, under


Dizem que de graça só injeção na testa né? Porra nenhuma! Hahaha... os habitantes da terra mais festeira deste meu Brasil vão poder curtir os Shows de Marcelo D2 (dia 22.01) a partir das 00:00 hrs e O Quadro um dos melhores grupos de Rap do mundo (dia 20.01) a partir das 19:00 hrs no Largo do terreiro de jesus no Pelourinho e tudo free graças a Une, bom demais né não?

Ainda nesta semana, estudantes de todo o País colocarão o pé na estrada rumo a 6 Bienal de Cultura da UNE. Serão cinco dias intensos de troca de experiências, traduzidos em debates com intelectuais e especialista de diversas áreas, oficinas, mini-cursos, exibições de cinema, apresentações de teatro, shows e demais atividades que promoverão a reflexão sobre a temática desta edição do festival: Raízes do Brasil - Formação e Sentido do Povo Brasileiro. Para não perder nada, acompanhe abaixo a programação do festival e faça seu roteiro.


Estarei lá!
2 Comente Aqui! more...

De volta as origens

by Diego 157 on Nov.22, 2009, under


Opa e aí rapaziada tudo certinho? Tudo né? Então viva!
Deixa eu falar...

No último sábado saí com as mulheres de minha vida pra voltar as origens de minha família por parte de minha mãe e lá fomos nós pro interior da Bahia, pra uma vilazinha chamada Capanema, ôh lugar bom viu? Lindão! Eu já tinha ido lá, só que a 15 anos atrás hoje eu tenho 25 de idade e tudo mudou. Infelizmente as cachoeiras já não estão mais como antigamente, mas mesmo assim deu pra gente desfrutar de bons momentos.

Minha mãe conhece todo mundo e pra chegar em algum destino nós demoravámos muito, era parando na casa de alguém, era tomando uma skol ou planejando voltar pra comer uma moqueca de caranguejo catado, eita povo caloroso! Dava até vontade de ficar por lá mais alguns dias mas o dever nos chamava pra voltar pra cidade de concreto. Mas antes disso ainda rolou um monte coisa boa, banho em cachoeiras, caruru, moqueca, feijoada e nós sem dizer não pra nada né? Rsrs... como dizem, foi show de bola, espero voltar em outra oportunidade, quem sabe no São João né mô?
Então é isso, mainha obrigado por nos propiciar esse momento gostoso pra nós, Brisa você ta muito ousada viu? Raiai... e mô, você é a moça mais linda do universo te quero pra sempre comigo dividindo esses momentos gostosos, amo vocês, amo a natureza, amo a vida!
1 Comente Aqui! more...

Estilo Marrom

by Diego 157 on Nov.22, 2009, under






Sexta Feira, dia estressante da porra pra mim e no final do dia, mais precisamente às 19:00 hrs tinha que estar lá no estúdio Estopim pra gravar voz numa música em que participo junto com o Mc Filó (Sub-Versivos) e ao convite de Blequimobiu (Versu2) lá fomos nós.


Quando chego encontro Mobiu numa banca de revista dando saque no que tinha de novidade e a conversa se estendeu com os comentários das festas de fim de ano e fomos esperar o restante do povo pra trabalhar... logo em seguida chega Filó e só faltava parcialmente Fabiano pra começar as gravações e Coscarque que ficou de trazer o beat, sem contar com a equipe do Coletivo ArteRisco que está fazendo a cobertura dessa fase do projeto da Versu2.


Quando todos estavam a postos foi dado o ínicio e pra começar em grande estilo Mc Filó abre o som com uma levada monstra "...estilo marrom como os guerreiros, que cruzaram mares nos navios nagreiros, hoje resisto no gueto sobre os batuques de um Brown timbaleiro..." e era só o ínicio viu?! Em seguida foi minha vez, tinha pedido pra ser o segundo a rimar e assim foi o acontecido, foi só o tempo de Fabiano organizar os tracks para os versos começarem a fluir "...deixa eles se morderem e se perderem, deioxa pra final das contas se contradizerem..." e lá vamos nós! Ente um flash e outro do Coletivo ArteRisco chega a vez de Blequimobiu fechar a música com chave de ouro e largou "...não é máfia nem panela, se liga aí favela, eu vou vencer na rima independente das conversas..."


Fico devendo o refrão, mas aí vocês conferem quando a música chegarem aos seus ouvidos.

Até mais!
3 Comente Aqui! more...

Looking for something?

Use the form below to search the site:

Still not finding what you're looking for? Drop a comment on a post or contact us so we can take care of it!